Profa. Dra. Ariana da Silva no "Bom Dia Pará" (TV O Liberal) |
"Ciência Pai D'égua"
Na última quinta-feira, dia 28 de fevereiro, no "Bom dia Pará", da TV O Liberal, afiliada da Rede Globo, no novo quadro do programa chamado de "Ciência Pai D'égua" foi apresentado uma reportagem sobre a Anemia Falciforme no Estado do Pará tendo destaque a tese da Profa. Dra. Ariana Kelly L S da Silva, Bioantropóloga.
A pesquisa foi desenvolvida na Fundação Hemopa durante 08 meses e buscou compreender quais as relações entre a Ancestralidade Genética da Anemia Falciforme (DNA Ancestral), as Manifestações Clínicas e o Racismo Institucional vivenciado pelo grupo que participou do estudo. A entrevistada, Dra. Ariana da Silva, é a primeira bioantropóloga formada no Brasil e, desde o Mestrado, desenvolve pesquisa com a abordagem biocultural da Anemia Falciforme no Estado do Pará, Amazônia.
Além isso, a pesquisa de Ariana já ganhou três prêmios internacionais da Human Biology Association - HBA, Associação de Biologia Humana dos EUA, o "International Travel Award": em 2013, por ocasião do trabalho apresentado oralmente na cidade de Knoxville, TN, intitulado "The Color of Sickle Cell Disease in the Amazon"; em 2017, na cidade de Nova Orleans, LO, com apresentação do pôster "Sickle Cell Anemia, Genetic Ancestry and Public Policy
in Amazonia" e, agora, em 2019, evento que ocorrerá em Cleveland, OH, onde irá participar como a apresentação oral "Sickle Cell Disease and the Relationships of Race/Color
Self-Declaration and Genomic Ancestry in the Brazilian Amazon".
Desejamos nossas congratulações à Dra. Ariana da Silva, que atualmente ocupa a função de Vice-Líder do Grupo de Estudos em Bioantropologia do Estado do Pará - GEB-PA/UEPA.
O link da reportagem segue abaixo:
Fotos durante a reportagem e com a repórter Priscila Sousa - TV O Liberal |
Nenhum comentário:
Postar um comentário