sexta-feira, 9 de julho de 2021

Membros do GEB/UEPA são Premiados no 7° Encontro Nacional de Ensino de Sociologia 2021

Logo do 7° ENESEB 2021

De 08 a 10 de julho de 2021 vai  ocorrer o 7° Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica, na versão online, cujas temáticas englobam o Ensino da Sociologia na Amazônia, os meios remotos durante a pandemia, ciências das humanidades, tecnologias digitais, formação estudantil, práticas artísticas, culturais e religiosas no contexto do ensino de Sociologia, entre outras abordagens. 

O 7° ENESEB trás como tema: "Os desafios do ensino de Sociologia na educação básica: desigualdades, resistências e transformações" e está sendo organizado pela Universidade Federal do Pará - UFPA, com coparticipação de representantes das seguintes instituições de ensino superior público do estado do Pará: Universidade do Estado do Pará, Universidade Federal Rural da Amazônia e Instituto Federal do Pará.

O Pôster/Resumo dos membros do GEB/UEPA: Francisco Diego Sousa de Sousa, Jairo Luís Santos Rêgo, estudantes do Curso de Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Pará - UEPA, Campus de São Miguel do Guamá, e a Profa. Dra. Ariana Kelly L. S. da Silva, foram um dos 05 premiados no 7° ENESEB com o mérito entre as pesquisas de maior destaque de 2021. 

A temática da pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso que ainda está em processo de organização foi: "O Uso da Folk Medicine em Práticas de Curas na Religião de Matriz Africana-Umbanda em São Miguel do Guamá, Estado do Pará, Amazônia", que pode ser visualizado abaixo:

Poster dos Membros no GEB/UEPA que foi Premiado no 7° ENESEB 2021

É muito gratificante fazer parte de um grupo de alunos-pesquisadores que são dedicados à Ciência Brasileira que, mesmo diante de tantos problemas políticos, econômicos e de saúde que o nosso país tem enfrentado desde o início da pandemia da Covid-19, conseguiram se manter focados em desenvolver temas tão pertinentes para o conhecimento ancestral de saberes dos povos tradicionais da Amazônia a partir de nossa abordagem biocultural sobre a Etnobiologia/Etnomedicina. Parabéns a tod@s e sigamos na luta pela Educação pública, gratuita e de qualidade e, em particular, pelo fortalecimento das Ciências Sociais na Região Norte/Amazônica e no Brasil.

O RESUMO do trabalho segue:

"O Uso da Folk Medicine na Religião de Matriz Africana Umbanda em São Miguel do Guamá, Estado do Pará"

Sousa, Francisco Diego Sousa¹

Rego, Jairo Luís Santos²

Silva, Ariana Kelly L S³

¹  ² Graduandos do Curso de Ciências Sociais, Universidade do Estado do Pará, Campus de São Miguel do Guamá

³ Vice Coordenadora do Grupo de Estudos em Bioantropologia do Pará - GEB/UEPA, Docente da Universidade do Estado do Pará - UEPA/CCSE e da Secretaria de Educação do Estado do Pará - SEDUC/PA.

Resumo

Investigamos os usos de ervas e plantas medicinais, fitoterápicas e ornamentais pela Religião de Matriz Africana-Umbanda no município de São Miguel do Guamá, Estado do Pará, Amazônia, descrevendo a utilidade da folk medicine em práticas de curas. Apresentamos as principais ervas/plantas, nomes populares/científicos e funções curativas/verbos (“verbos” no sentido de designar ação, estado ou fenômeno da natureza) atribuídos às plantas, como a arruda (Ruta graveolens L.), a pimenta-malagueta (Capsicum frutescens) e outras, destacando as simbologias empregadas em ações curativas, cerimoniais, ornamentações e representações de entidades espirituais. Objetivamos evidenciar que as plantas são elementos sagrados com fins terapêuticos que fazem parte da cosmologia que dá sentido aos rituais de cura da Umbanda. Realizou-se trabalho de campo no terreiro, o método etnográfico, a observação participante e questionário semiestruturado antecedido da assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), com entrevistas fotografadas, gravadas em áudio e transcritas, além de pesquisa bibliográfica. Os resultados indicaram a relevância de catalogar os usos rotineiros de práticas curativas da Umbanda a partir da etnobotânica como instrumentos complementares ao sistema de saúde oficial, que por gerações tem auxiliado as comunidades dos entornos de terreiros e casas de santos no tratamento alternativo de variadas doenças.

Palavras-chave: Folk medicine. Religião de matriz-africana-umbanda. Etnofarmacobotânica. Práticas de curas.

O evento por ser acessado no site: http://www.eneseb.com.br/principal.php

Acesso à programação do 7° ENESEB: http://www.eneseb.com.br/evento-online/index.php

Agradecemos a tod@s que puderem compartilhar mais uma importante conquista para o nosso grupo de pesquisa científica da Amazônia Brasileira/Paraense.

Coordenação do GEB/UEPA



Nenhum comentário:

Postar um comentário