quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

GEB/UEPA nos Congressos da HBA e AAPA 2020 - Atualização e Novidades.



Após um longo período, estamos atualizando o nosso blog do "Grupo de Estudos em Bioantropologia" com algumas novidades.

Em 2019 realizamos o nosso "II Seminário de Bioantropologia da UEPA", que contou com um público muito interessado nas discussões que foram apresentadas, que discutiram trabalhos sobre a importância das pesquisas em Bioantropologia na Amazônia, com temas sobre: evolução e variação humana, genética de populações, etnobiologia, interculturalidade e saúde indígena, bioarqueologia, saúde de populações quilombolas, entre outros assuntos (programação abaixo).

O GEB/UEPA apresentou conferências, palestras e flash talks com um número variado de pesquisas bioantropológicas, além da apresentação de vídeos etnográficos, exposição de pôsteres e mostra de evolução humana. No final, realizamos o já tão esperado sorteio de brindes e livros entre os presentes, um momento de descontração, após o primeiro dia de evento. 

Palestrantes durante o "II Seminário de Bioantropologia da UEPA"

No segundo dia do "II Seminário de Bioantropologia da UEPA" tivemos o minicurso sobre "Antropologia Forense", que lotou o auditório de vídeoconferência da UEPA. No final, também realizamos sorteio de brindes. Em ambos os dias, entre as palestras ou durante os momentos de coffee break, os participantes levantaram muitas perguntas sobre as nossas pesquisas, momentos de feedback muito gratificantes.



Minicurso sobre Antropologia Forense - GEB/UEPA
O evento foi realmente um motivo de orgulho para toda a equipe do GEB/UEPA. Já estamos organizando o próximo. Aguardem!

Outra GRANDE novidade: 


No início de 2020 fomos aceitos no 89th Annual Meeting of the American Association of Physical Anthropologists (AAPA 2020) para Apresentação dos Pôsteres: “Sickle Cell Trait is a Young-Adult and Teenage Cause of Death” (em parceria com a Prof.ª Dr.ª Lorena Madrigal, da USF) e “Undernourished Amazon Brazilian Children: Still a Problem?” (em parceria com a Prof.ª Dr.ª Lígia Filgueiras, Líder do GEB e também docente da UEPA) que vai ocorrer no mês de abril, na cidade de Los Angeles, Califórnia, EUA. Fomos aprovados ainda no 45th Annual Meeting of the Human Biology Association 2020 (HBA 2020) para a Apresentação do Pôster “Sickle Cell Disease, Genetic Counseling, and Institutional Racism in Brazil”. O congresso também ocorrerá em abril na cidade de Los Angeles, sendo concomitante à reunião da AAPA.

O GEB/UEPA continua a produção acadêmica, com publicação de artigos científicos, eventos na interiorização do Estado do Pará, parcerias de pesquisa de campo, entre outros. que serão divulgados em breve!

Sempre sejam muito benvind@s!

EQUIPE DO GEB/UEPA






Nenhum comentário:

Postar um comentário